Resultado do Enem 2018 será divulgado em janeiro

Qual a data de divulgação do resultado do Enem 2018? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá divulgar, no dia 17 de janeiro, as notas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. O gabarito oficial será divulgado ainda em novembro, na semana seguinte após a aplicação das provas, que acontecerão nos dias 04 e 11 do último mês do ano.

No edital do Enem 2018, o cronograma oficial publicado faz a previsão de todas as datas do Exame deste ano, desde a abertura do período de isenção até o dia de divulgação das respostas oficiais. No entanto, a data de divulgação do resultado contendo as notas individuais de cada candidato foi divulgada no mês de maio.

Na edição do ano passado, quando as provas foram aplicadas pela primeira vez em dois domingos consecutivos, em 05 e 12 de novembro, o resultado individual foi publicado no dia 19 de janeiro deste ano, uma sexta-feira.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a data de divulgação do resultado do Enem, edição 2018, será o dia 17 de janeiro de 2019.

Resultado individual do Enem 2018

Como consultar o resultado individual do Enem 2018?

Para consultar o resultado do Enem 2018, o candidato precisa acessar a página do participante, dentro do portal do Inep, no mesmo endereço eletrônico onde foram realizadas as inscrições: https://enem.inep.gov.br/participante/.

No acesso ao site, será necessário informar os números do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) junto da senha cadastrada no ato da inscrição.

Aqueles estudantes que não se lembrarem e tiverem a necessidade de recuperar a senha do Enem 2018, deverão clicar na opção “Esqueci minha senha”, disponível na própria página, em um link em azul no canto inferior direito.

Na recuperação da senha de acesso, o estudante precisa atualizar alguns dados cadastrais, incluindo um endereço de e-mail pessoal e válido, além de um número de telefone celular. Esses dois meios podem ser escolhidos para o envio da nova senha.

As notas do Enem 2018 estarão separadas em cinco partes, sendo uma para a redação, avaliada de 0 a 1000 pontos, e quatro para as áreas de conhecimento do Exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A redação do Enem 2018 será avaliada de 0 a 1000 pontos. Estudantes que pretendem se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) não podem zerar tirar zero na redação, pois essa é uma exigência dos programas.

Por sua vez, não existe nota mínima ou máxima pré-estabelecida para as quatro áreas de conhecimento das provas, visto que a metodologia de correção do Enem 2018 (TRI – Teoria de Resposta Item) não leva em conta apenas a quantidade de acerto dos participantes, mas prioriza a qualidade das respostas, pontuando de acordo com o aproveitamento dos participantes em itens com níveis de dificuldade pré-definidos.

5 (100%) 1 vote
0 comments… add one

Leave a Comment