Período de isenção do Enem 2018 começa na segunda-feira

Neste ano, o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem será realizada antes do período de inscrição. O prazo para que os candidatos façam a solicitação começa nesta segunda-feira, 02 de abril, e se encerra às 23h59min da quarta-feira da próxima semana, dia 11 de abril.

O período de inscrição do Enem 2018 será de 05 de maio, segunda-feira, às 23h59 do dia 18 de maio (sexta-feira).

Onde e como pedir isenção no Enem 2018: Veja quem pode se beneficiar

O valor da taxa de inscrição deste ano foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) no edital do Enem 2018, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21 de março. Assim como na edição passada, os estudantes não isentos deverão pagar R$ 82,00 para participar das provas, que serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro.

Para pedir isenção no Enem 2018, os estudantes deverão acessar a página do participante, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante/, no período de 02 a 11 de abril.

No site, será necessário informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e criar uma senha de acesso à página do participante do Enem 2018, que será utilizada na etapa de inscrição, de acesso ao cartão de confirmação de inscrição e na época de consulta ao resultado.

Além disso, também será necessário informar um endereço de e-mail pessoal e um número de telefone, de preferência celular, onde o Inep enviará, sempre que necessário, informações pertinentes.

De acordo com o item 4.8 do Edital, serão isentos da taxa de inscrição do Enem 2018 os estudantes que:

  • Estão cursando o último ano do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino, em escolas da rede pública, declaradas ao Censo da Educação Básica;
  • Tenham participado do Encceja 2017 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), na aplicação nacional para a modalidade do ensino médio, para pessoas no exterior ou privadas de liberdade, que obtiveram nota que possibilite a certificação do ensino médio na área de conhecimento na qual se inscreveu;
  • Tenham cursado todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública, ou como bolsistas integrais em escolas particulares, e comprovarem renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estando cadastradas no CadÚnico do Governo Federal, informando o NIS (Número de Identificação Social), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os estudantes são os únicos responsáveis por prestarem informações verdadeiras e fidedignas no preenchimento do pedido de isenção, sendo direito do Inep verificar a veracidade de todos os dados prestados, sob pena de desclassificação em caso de comprovadas informações falsas.

Resultado do pedido de isenção do Enem 2018

O resultado do pedido de isenção do Enem 2018 será divulgado no dia 23 de abril, uma segunda-feira. Os estudantes deverão acessar a resposta à solicitação de isenção na página do participante, mediante inserção dos números do CPF e senha.

A aprovação do pedido de isenção não tira a obrigação do participante de realizar a inscrição para o Enem 2018, no prazo de 07 a 18 de maio.

Os estudantes que tiverem o pedido de isenção negado, poderão recorrer da decisão do Inep, entre os dias 23 e 29 de abril, também através da página do participante.

Quem não for beneficiado com a isenção, deverá se inscrever normalmente assim como os demais e, no ato da inscrição, emitir o boleto do Enem 2018, na opção de gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União).

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 termina no dia 23 de maio. Os estudantes poderão quitar os R$ 82,00 em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos correios.

Avalie esta Postagem
0 comments… add one

Leave a Comment