MEC divulga edital do SISU 2019

Sisu 2019: o edital do processo seletivo foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (21), por meio do Diário Oficial da União. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o plataforma pelo qual as universidades públicas ofertam suas vagas a candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta edição – SISU 2019 -, poderão participar os candidatos que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

De acordo com o edital, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Sisu, entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até 2 (duas) opções de vaga.

Além disso, o Sisu oferta vagas de ampla concorrência e vagas destinadas às políticas de ações afirmativas, como as cotas. O número total de vagas, bem como o número de instituições participantes do processo seletivo ainda será divulgado.

Cronograma do SISU 2019

Como funcionará o SISU 2019

O Sisu terá chamada regular única, que será divulgada no dia 28 de janeiro de 2019. Candidatos que obtiverem pontuação acima da nota de corte poderão ser selecionados, se contemplados pela quantidade de vagas ofertadas do curso escolhido. O processo de matrículas nas instituições acontecerá nos dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019. É importante lembrar que é de total responsabilidade do candidato o acompanhamento de prazos e entrega da documentação exigida pela instituição.

Critérios do Sisu 2019

A classificação do processo seletivo segue uma ordem de critérios, de acordo com a nota obtida pelo candidato por meio do Enem:

I – Maior nota na redação;

II – Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

III – Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV – Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V – Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Lista de espera do SISU 2019

Os candidatos que não forem selecionados no resultado da chamada regular poderão se inscrever na lista de espera, de acordo com as duas opções selecionadas no site do Sisu. A eventual convocação dos candidatos na lista de espera é de responsabilidade das instituições, por meio de um edital próprio. Caso o participante seja aprovado em uma das opções, a possibilidade de permanecer na lista de espera é vetada.

Calendário do Sisu 2019.1

Período de Inscrições: 22 a 25 de Janeiro de 2019;
Resultado da chamada regular: 28 de janeiro de 2019;
Inscrição na lista de espera: 28 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019;
Matrículas nas instituições: 30 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019.
Para conferir o edital do Sisu na íntegra, clique aqui.

Avalie esta Postagem
0 comments… add one

Leave a Comment