Lista de espera ProUni 2019

Está procurando a lista de espera Prouni 2019? Saiba como funciona: ProUni, nota de corte, lista de espera e bolsa remanescente do ProUni.

ProUni 2019

Anualmente milhares de brasileiros participam de vestibulares e testes para entrar na faculdade, com o sonho de dar esse grande passo para sua vida profissional.

No entanto, nem todos tem condições para pagar as mensalidades altíssimas do Ensino Superior em instituições públicas, além de muita gente ter que trabalhar o dia todo para sustentar a família e não dispõe de recursos para investir na sua educação.

Por esses e outros motivos o Ministério da Educação criou alguns programas que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda ao ensino superior, pessoas que sem isso, provavelmente não teriam oportunidade de completar uma graduação.

Neste material falaremos sobre o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o funcionamento da lista de espera do ProUni 2019. É importante ter atenção nas informações, pois pode ser a porta de entrada para o seu ensino superior!

Quem pode se inscrever no ProUni 2019?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa no qual o Governo Federal através do Ministério da Educação disponibiliza bolsa de estudos para estudantes de baixa renda, em instituições particulares. As inscrições do ProUni 2018 do segundo semestre ficaram abertas de 26 a 29 de junho de 2018.

Essas bolsas são para ingressar em universidades, faculdades, instituições que sejam privadas e são aprovadas pelo Ministério da Educação. Os alunos bolsistas podem receber 50% ou bolsa integral, dependendo de sua condição financeira e da vaga na qual se candidatou.

Lista de espera do ProUni 2019

Para você poder se candidatar no Prouni deve estar dentro de algumas características:

  • Ensino Médio cursado em escola pública ou em escola particular com bolsa integral;
  • Ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2018;
  • Ter tirado acima de 450 pontos no Enem;
  • Não ter zerado a redação.

Após a aplicação da prova do exame, o gabarito do Enem 2018 é divulgado em até 3 dias após o último dia de aplicação. A previsão é de que o resultado do Enem 2018 seja divulgado em janeiro de 2019.

O valor da renda familiar per capital definirá o valor da sua bolsa do Prouni. Veja:

  • Bolsa Integral: Para ganhar a bolsa integral, ou seja 100%, a sua família pode ter de renda bruta no máximo um salário mínimo e meio per capita, que dá R$1431,00;
  • Bolsa Parcial: Para ganhar bolsa de 50% sua família pode receber no máximo três salários mínimos por pessoa, ou seja, R$2862,00.

Como funciona o ProUni? O que é a lista de espera do ProUni 2019?

A seleção funciona através da internet, você faz seu cadastro no site do Prouni e se candidata para as opções de curso que quer. A cada dia aparece uma nota de corte a qual sua nota precisa ser maior para estar classificada.

Após finalizadas as inscrições o programa faz a primeira e a segunda chamada dos classificados. Quem não fica entre os classificados pode ficar na lista de espera, mas é preciso acessar o portão e marcar que deseja entrar na lista, não é automático.

Quando passam as chamadas regulares e algumas pessoas desistem ou não conseguem comprovar suas informações, o programa passa a chamar os estudantes da lista de espera.

A lista de espera é como se fosse uma terceira chance para aquela vaga desejada. Mas só pode se candidatar quem não foi selecionado em sua primeira opção. Ou até se foram chamados mas não fechou turma.

Não esqueça de ficar atento aos prazos e de tentar em todas as oportunidades que o ProUni oferece!

Avalie esta Postagem
0 comments… add one

Leave a Comment