Inscrições para o Enem 2018

As inscrições do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio -, estarão disponíveis entre os dias 7  e 18 de maio. O exame é o mais esperado pelos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, pois a nota obtida no Enem é fundamental para o ingresso no Ensino Superior em mais de 100 universidades públicas em todo o país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Além disso, as notas obtidas no Enem podem ser usadas em outros programas do Governo Federal, tais como o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Ciências sem Fronteiras.

Qual a diferença entre SiSU, ProUni e Fies?

Os candidatos interessados em uma vaga em uma Universidade Federal em todo o país deverá optar pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que coordena a seleção de vagas no Brasil. Atualmente é realizada uma chamada regular pelo SISU, e as demais chamadas são feitas pelas instituições de ensino superior de todo o país.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é destinado àqueles candidatos que se interessa em concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas de ensino.

Por sua vez, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede crédito aos candidatos para financiarem as mensalidades de cursos em instituições privadas de ensino. Após formado, o candidato tem um período de carência até que deve iniciar o pagamento do valor do empréstimo.

Inscrições para o Enem 2018

Inscrições para o Enem 2018

Certificação do Ensino Médio pelo Enem

As notas do Enem foram utilizadas como método de certificação do Ensino Médio até o ano de 2016. Era necessário possuir mais de 18 anos e alcançar uma nota 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação para conseguir o diploma do Ensino Médio. A partir de 2017 a certificação passou a ser realizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Inscrições para o Enem 2018

Qualquer pessoa está apta a fazer a inscrição do Enem 2018. Para se inscrever o participante terá que acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ e preencher um formulário com seus dados pessoais:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Registro Geral (RG)
  • E-mail

Uma vez inseridas esses dados, o candidato fornece uma senha que deve ser guardada com cuidado, pois será necessária, por exemplo, para acessar o resultado do Enem 2018. Cada e-mail cadastrado é válido apenas para um participante. Através deste email o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) enviará informações como o horário e local de prova do exame.

Durante a inscrição do Enem 2018 o participante deverá criar uma senha pessoal e receberá o número de inscrição no exame. Esta informação deve ser guardada para fazer o acompanhamento da inscrição ao longo de todo o ano, bem como acessar a nota individual obtida no Enem. Além disso, é através do número de inscrição no Enem que o estudante participa dos demais programas do Governo como SiSU, ProUni e Fies. O local de prova onde o candidato realizará o exame poderá ser consultado no cartão de confirmação que estará disponível no site do programa cerca de 30 dias antes das provas. Cabe ao inscrito acessar a área do participante e conferir seu local de prova.

Taxa de Inscrição do Enem 2018

Até a edição de 2016, o valor da taxa de inscrição do exame era no valor de R$ 68,00. Na edição de 2017 do Enem o valor cobrado já foi de R$ 82,00. Estudantes em situação de vulnerabilidade econômica podem declarar carência e solicitar isenção da taxa. Os estudantes que estão cursando o 3° ano do ensino médio em escolas públicas estarão automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário que teremos o maior prazer em responde-lo.

Avalie esta Postagem
0 comments… add one

Leave a Comment