Gabarito do Enem 2018

Gabarito Enem 2018: No fim do ano, milhões de estudantes vão participar das provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições foram realizadas no mês de maio e o gabarito oficial será divulgado na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na semana seguinte à aplicação do Exame. A data de publicação do resultado individual será divulgada em breve, mas normalmente ocorre na primeira quinzena de janeiro.

O Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2018 no mês de abril. No documento, além de serem discriminadas todas as regras e exigências, também é oficializado o cronograma com período de inscrições, data de pagamento da taxa e data de divulgação do gabarito oficial do Enem 2018, bem como as orientações para a consulta do mesmo.

Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem 2018? Onde consultar?

A data de divulgação do gabarito do Enem 2018 oficial foi a mesma em todas as últimas edições e, portanto, deverá ser mantida para o próximo ano. Desta maneira, pode-se afirmar que o Inep divulgará as respostas de todas as questões em sua página oficial, no endereço https://portal.inep.gov.br/enem, na quarta-feira seguinte ao fim de semana de aplicação do segundo dia de provas.

Na consulta não é necessário informar nenhum dado pessoal, como número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Entretanto, o candidato precisa ficar atento à cor do caderno de provas, tanto do sábado quanto do domingo. Apesar de serem as mesmas perguntas, independentemente da cor, a ordem das questões e das próprias alternativas são diferentes.

Por dia, são quatro cadernos de questões diferentes, cada um com sua cor. Geralmente, no primeiro dia de provas as cores são as seguintes: azul, amarelo, branco e rosa. No segundo domingo, por sua vez, a cor branca é trocada pela cinza e todas as outras três continuam as mesmas.

Gabarito Enem 2018

Aqueles estudantes mais ansiosos que tiverem dificuldade de esperar a publicação das respostas oficiais do Inep, poderão acessar o gabarito do Enem 2018 extraoficial assim que sair do local de prova. Para isto, basta acessar nosso site. Da mesma maneira do oficial, as respostas estarão separadas pelas cores dos cadernos de questão.

O gabarito extraoficial será elaborado por professores das melhores redes de ensino do país, especializados em cada uma das quatro áreas de conhecimento do Exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Como serão corrigidas as provas do Enem 2018?

Diferente da grande maioria dos tradicionais vestibulares, a correção das provas do Enem 2018 é feita com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), onde as notas não são atribuídas apenas pela quantidade de erros e acertos, mas também é levada em conta a qualidade das respostas dos candidatos.

Desta forma, dois estudantes com o mesmo número de questões certas podem receber notas do Enem 2018 diferentes. Isto ocorre porque a TRI atribui pessoas diferentes às questões, de acordo com seus níveis de dificuldade (baixo, médio e alto). Assim, é possível penalizar os candidatos que chutam muitas respostas, pois não apresentam uma coerência na resolução. Estas pessoas geralmente acertam quantidades muito parecidas de questões fáceis e difíceis, quando o número de acerto nas primeiras deve ser superior.

Na correção do Enem 2018, os candidatos que acertarem a maioria das questões com baixo nível de dificuldade, uma boa quantidade das médias e uma menor quantia das de nível alto, tendem a ter um bom aproveitamento no final, devido à coerência no contexto geral das respostas aos itens.

As notas no Exame serão os principais requisitos dos seguintes programas do MEC: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica). Portanto, um bom aproveitamento nas provas pode garantir uma vaga em cursos de universidades ou institutos federais, além de financiamento e bolsas de estudo em cursos de faculdades particulares.

Continue visitando nosso site para manter-se informado de todos os detalhes do Exame Nacional do Ensino Médio.

5 (100%) 1 vote
0 comments… add one

Leave a Comment