ENEM 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 já tem data marcada. As provas serão aplicadas nos dias 07 e 11 de novembro. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados no dia 19 de janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As inscrições começam dia 7de maio e seguem até dia 18 de maio e serão feitas pela internet, pelo site do Enem.

Os candidatos já podem consultar o edital completo do Enem 2018, publicado no Diário Oficial da União. Assim, como em anos anteriores, estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento.

Calendário do Enem 2018

  • Publicação do edital: 21 de março
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio
  • Provas: 4 e 11 de novembro

De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), novamente as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos consecutivos. Essa medida atende à situação dos sabatistas.

Como se inscrever no Enem

As inscrições para participar do Enem 2018 ocorrerão de 7 a 18 de maio, diretamente no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. No momento da inscrição os candidatos devem informar um endereço de e-mail válido, dados pessoais como data de nascimento e número do documento de identidade. Neste momento é possível informar, ainda, se o candidato necessita de atendimento especial para realizar as provas do Enem 2018 e também a cidade em que sua prova será aplicada.

Enem 2018 - Exame Nacional do Ensino Médio

Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio

Notas do Enem 2017

As notas do Enem 2017 foram liberadas no dia 18 de janeiro. A consulta é individual e está disponível na página do participante: https://enem.inep.gov.br/participante/.

No Enem 2017, apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova. Neste ano, os candidatos escreveram sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Como são as provas do Enem?

A prova do Enem 2018 será formada por quatro avaliações (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza), além da prova de redação. No exame são avaliadas habilidades, cobradas por meio de questões relacionadas a temas trabalhados nas escolas ao longo do ensino médio. Por meio da nota obtida no exame os estudantes podem se candidatar a uma vaga no ensino superior através de programas do Ministério da Educação, tais como SiSU, ProUni, Fies, em parceria com instituições de ensino.

A prova do Enem 2018

Cada prova do Enem 2018 será formada por 45 questões de múltipla escolha, conforme modelo aplicado desde 2009. No primeiro dia serão aplicadas as provas de ser aplicadas as provas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias, bem como a redação. No segundo dia é a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No site do Inep é possível acessar o Guia de Redação do Enem.

No dia da prova do Enem

A recomendação é que os candidatos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. É importante se prevenir, pois nos dias de prova o trânsito normalmente é intenso nas regiões onde as provas são aplicadas, e não é tolerado nenhum minuto de atraso.

Quando sai o gabarito do Enem 2018?

O gabarito oficial do Enem é divulgado três dias após a aplicação do segundo dia de provas. Até a divulgação oficial é possível acompanhar a divulgação dos gabaritos extraoficiais de pré-vestibulares.

Quando sai o resultado do Enem 2018?

A divulgação dos resultados individuais do Enem 2018 serão informados posteriormente no site do Inep, onde os candidatos realizaram as inscrições. O resultado pode ser consultado mediante inserção da senha e do número de inscrição do Enem 2018.

Para que serve as notas do Enem?

Desde 2009, o exame passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais, por meio da utilização das notas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Ainda tem dúvidas sobre o Enem 2018? Visite a página do Enem no Facebook e deixe sua dúvida que nós responderemos. Não deixe de curtir e compartilhar. Boa Sorte!

Construído com wordpress blogs

Avalie esta Postagem
0 comments… add one

Leave a Comment