Edital Enem 2018

Edital Enem 2018: Muitos estudantes já estão à procura de informações sobre o maior exame de seleção do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E o cronograma completo do Enem 2018 já foi divulgado. As inscrições serão realizadas no período de 7 a 18 de maio.

Calendário do Enem 2018

  • Publicação do edital: 21 de março
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio
  • Provas: 4 e 11 de novembro

O primeiro passo na preparação para o Enem 2018 é justamente fazer a leitura do edital do exame. Esta etapa é importantíssima para aqueles que buscam uma vaga numa instituição de ensino superior pública, e dependem de uma boa nota no Enem para garantir essa vaga.

O Edital do Enem 2018

É no edital do Enem 2018 que o candidato encontrará todas as informações relacionadas ao processo de inscrição, atendimentos, valor da taxa de inscrição, cartão de confirmação de inscrição, organização e estrutura do exame, prazo para divulgação do local de prova, horários de aplicação das provas, orientações para a realização das provas e materiais que são proibidos no dia do exame, bem como outras datas importantes.

Onde encontrar o edital do Enem 2018

O edital do exame poderá ser encontrado no site oficial do Inep, no endereço http://enem.inep.gov.br/.

Edital Enem 2018

Edital Enem 2018

Quando será divulgado o edital do Enem 2018?

A previsão é de que o edital seja publicado no Diário Oficial da União no dia 21 de março de 2018. A partir desse dia, os candidatos poderão acessá-lo diretamente no site do DOU ou no site do Inep, em: http://enem.inep.gov.br/.

Para que serve a nota do Enem 2018?

O Enem 2018 é a principal forma de acesso ao ensino superior nas Universidades Federais, por meio da utilização das notas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, as notas podem ser usadas para solicitar uma bola no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou crédito no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio estão sendo aceitas em diversas Universidades Portuguesas.

Posso usar a nota do Enem 2018 para Certificar o Ensino Médio?

Não. É importante que o candidato faça uma leitura atenta ao edital para que não fique achando que poderá usar as notas do Enem 2018 para obter o certificado do Ensino Médio. Desde a edição do Enem 2017, a certificação do Ensino Médio é realizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Antes de 2017 era possível usar as notas do Enem com esta finalidade, desde que fossem atendidas as seguintes condições: ser maior de 18 anos até a data da primeira prova; tirar nota igual ou superior a 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.

Como acessar a página de inscrição do Enem 2018?

Para acessar a página de inscrição do Enem 2018 o candidato terá que informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento. Após inserir essas informações será aberta a página de cadastro pedindo número de identidade (RG), endereço e demais informações. Os participantes também deverão preencher o questionário socioeconômico.

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2018?

A taxa de inscrição para o Enem deverá ser mantida no valor de R$82,00, paga somente no banco do Brasil através da Guia de recolhimento da União (GRU). Este foi o valor cobrado no Enem 2017, e acredita-se que seja mantido na edição deste ano.

Posso solicitar a isenção da taxa de inscrição?

Estudantes que estejam concluindo o ensino médio estarão automaticamente isentos da taxa de inscrição do Enem 2018. Além disso, os candidatos podem declarar carência de forma a obter tal isenção. Este pedido é destinado a candidatos de baixa renda familiar. É importante que o candidato esteja ciente de que declarar carência sendo que não se enquadra nesta situação é crime, e poderá sofrer punições futuramente.

Onde confiro minhas informações de inscrição?

O candidato que desejar conferir sua inscrição deverá acessar a Página do Participante no endereço http://enem.inep.gov.br/. É importante que o estudante faça o acompanhamento e veja se está tudo correto antes mesmo do encerramento do prazo de inscrições, pois é de sua responsabilidade a conferência dos dados.

Quando sai a local de prova do Enem 2018?

Os candidatos poderão acessar os locais de aplicação das provas do Enem 2018 na página do participante no endereço http://enem.inep.gov.br/. O cartão de confirmação de inscrição estará disponível cerca de um mês antes do dia das provas. Neste cartão de inscrição será possível conferir dados como: local de prova, endereço, dados pessoais, sala de realização da prova, horários das provas, bem como informações relacionadas à solicitação de atendimento especial.

Como são as provas do Enem 2018?

Ao longo de dois dias, domingos consecutivos, dias 4 e 11 de novembro, os candidatos farão as provas do Enem 2018. Cada prova será formada por 45 questões de múltipla escolha, conforme modelo aplicado desde 2009. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias, bem como a redação. No segundo dia é a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No site do Inep é possível acessar o Guia de Redação do Enem.

Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário que teremos o maior prazer em responde-lo.

Mais informações relacionadas às inscrições do Enem 2018 podem ser encontradas na nossa página do Facebook. Curta e compartilhe com os amigos.

5 (100%) 1 vote
0 comments… add one

Leave a Comment