Anulação de questão do Enem 2018 prejudica os alunos?

Após o comunicado do Ministério da Educação informando que questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 seria anulada por já ter aparecido em outro vestibular, no caso o Vestibular de 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), não afeta nem os candidatos que acertaram a questão, nem os que erraram.

As provas do Enem são corrigidas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Assim, uma vez que a questão é anulada, ela deixa de existir, e o cálculo da nota é feito apenas considerando as demais questões válidas no exame.

Qual questão foi anulada no Enem 2018?

A questão anulada na prova de matemática do Enem 2018 falava sobre a redução de pena, e exigia um cálculo matemático para chegar à resposta correta. Confira a questão:

“O artigo 33 da lei brasileira sobre drogas prevê a pena de reclusão de 5 a 15 anos para qualquer pessoa que seja condenada por tráfico ilícito ou produção não autorizada de drogas. Entretanto, caso o condenado seja réu primário com bons antecedentes criminais, essa pena pode sofrer uma redução de um sexto a dois terços.

Suponha que um réu primário, com bons antecedentes, foi condenado pelo artigo 33 da lei brasileira sobre drogas.

Após o benefício da redução de pena, sua pena poderá variar de

a) 1 ano e 8 meses a 12 anos e 6 meses.
b) 1 ano e 8 meses a 5 anos.
c) 3 anos e 4 meses a 10 anos.
d) 4 anos e 2 meses a 5 anos.
e) 4 anos e 2 meses a 12 anos e 6 meses.”

Algum aluno é prejudicado quando uma questão é anulada?

De acordo com especialistas na TRI, a anulação de uma questão no Enem 2018 não gera qualquer transtorno a nenhum aluno, nem a aqueles que acertaram, e muito menos a aqueles que erraram a questão. A ideia geral da TRI é que as questões apresentem pesos diferentes, e a prova seja construída com um equilíbrio dessas questões fáceis, médias ou difíceis.

No caso do Enem 2018, anular uma questão significa considerar na TRI apenas as outras 44 questões do caderno de matemática. É como se a questão anulada não tivesse caído na prova. O único argumento que pode ser apresentado por alguns candidatos é que gastaram tempo resolvendo a questão, e que ao final, não foi considerada na nota final.

5 (100%) 1 vote
0 comments… add one

Leave a Comment