Confira as 5 competências avaliadas na redação do Enem

Para fazer uma boa dissertação no Enem entender como funciona as cinco competências (critérios) oficiais para correção da sua redação, pode ser decisivo. Nas seleções do FiesProuni e Sisu com a redação anulada, é praticamente impossível participar. Em grande parte das seleções, a nota da redação equivale a 50% da sua média final. A nota desse texto dissertativo-argumentativo é importantíssima para passar em inúmeros processos seletivos e vestibulares do Brasil. Sendo

No texto cada competência é avaliada com até 200 pontos. A seguir, confira os critérios de correção da redação (segundo o manual do Inep).

Leia também: Como tirar nota 1000 na Redação do Enem?
Saiba mais: Desrespeito aos Direitos Humanos não atribui nota zero a redação do Enem | Como fazer uma boa conclusão na redação – passo a passo

As cinco competências avaliadas na redação:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita 

A primeira competência está relacionado a gramática do seu texto e avalia o domínio da norma culta da Língua Portuguesa. Será avaliado se o texto possui marcas de oralidade, se ele obedece às regras de concordância e regência nominal e verbal, pontuação, flexão de nomes e verbos, grafia de palavras – como por exemplo acentuação e empregos de letras maiúsculas e minúsculas – colocação de pronominal e divisão silábica.

Em uma redação ótima, deve haver pouquíssimos desvios de gramática, mas isso não significa que eles são inexistentes.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

A segunda competência avalia 1) a adequação ao gênero dissertativo-argumentativo e 2) a adequação ao tema proposto. Esta é a competência que identifica se você fugiu ao tema total ou parcialmente. Um texto dissertativo argumentativo precisa ter argumentos para defender um posicionamento (tese) sobre o tema. O tema é tangenciado se abordar apenas o assunto geral, ou apenas o tema específico…

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

A terceira competência está fortemente ligada à compreensão do tema escolhido, e a como as informações, fatos e argumentos que justificam o ponto de vista defendido são selecionados, relacionados e organizados. Será verificado se há relação de sentido entre as partes do texto, se as palavras escolhidas estão sendo empregadas da forma correta, se as ideias são apresentadas em uma ordem lógica e se o conteúdo do texto está adequado ao mundo real.

Não basta ter um repertório vasto de informações, fatos e opiniões. É necessário organizá-lo. Antes de começar a escrever, defina os exemplos que você irá citar para embasar a sua argumentação.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

A quarta competência avalia a articulação do texto, ou seja, a forma como os parágrafos e as orações são relacionados. Para tirar uma nota boa nesta competência, você não deve repetir palavras, mas utilizar sinônimos e pronomes. A redação deve conter palavras conectivas, adjetivos e adjuntos adverbiais para encadear as orações e parágrafos. Estes recursos dão coesão ao texto.

Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

A redação deve oferecer uma ideia de como solucionar o problema abordado no tema. A solução apresentada deve ter relação com a com a tese desenvolvida na redação,  ser coerente com os argumentos que foram utilizados e precisa respeitar os direitos humanos, levando em consideração valores de cidadania, liberdade e diversidade cultural. O texto precisa apresentar uma proposta, e ela deve ser desenvolvida de forma detalhada.

Apesar de detalhada, a proposta de intervenção precisa ser concisa. Você não terá mais do que um parágrafo para escrevê-la.

Você irá zerar a redação se houver:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Texto com até 7 (sete) linhas;
  • Desenhos ou imagens inadequadas
  • Folha em branco

O desrespeito aos direitos humanos não é mais um critério que zera a redação do Enem.

Avalie esta Postagem
0 comments… add one

Leave a Comment